Blog da Dra. Leda Maria - Cirurgiã Dentista

Endereço: Rua Major Capilé, 1250 - Centro - Dourados / MS - (67) 3423-3922 - email: doutoraledamaria@hotmail.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Problemas odontológicos podem reduzir em 21% o rendimento do jogador


Má-oclusão da boca dificulta alimentação e focos de infecção atrapalham a mastigação. Respiração bucal compromete desempenho geral
O rendimento do atleta pode diminuir em até 21% devido a causas relacionadas aos dentes. Entre elas, a má-oclusão, que provoca problemas de mastigação, dificulta o aproveitamento da energia proveniente de sua alimentação; e focos de infecção, que causam danos à mastigação e à respiração. Assim, o esforço extra que o atleta deverá dispor para respirar será compensado pela boca - e isso irá comprometer seu desempenho de uma maneira geral.
Embora ainda não seja reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a Odontologia Desportiva pode tratar todas essas disfunções, transmitindo mais segurança, habilidade e conforto aos esportistas. Este campo de conhecimento estuda o tratamento e, principalmente, a prevenção de traumatismos orofaciais, doenças orais relacionadas e suas manifestações.
Cuidar dos dentes traz benefícios para o organismo em geral. Segundo o consultor em Odontologia Esportiva da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e cirurgião-dentista da CBF, Afonso Rocha, um foco infeccioso na boca, por exemplo, representa o comprometimento da saúde dos dentes e de outros órgãos do corpo, espalhando-se através da corrente sangüínea. “Isto agrava as doenças cardíacas e lesões das articulações dos joelhos e dos ombros e dificulta também a recuperação das lesões musculares, tornando o tratamento mais longo e com pouca eficiência”, explica Rocha.

Fonte: Site www.odontologia.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial